quarta-feira, 30 de novembro de 2011

As Filhas da Chiquita


Cineclube
         CEPAP

Data: 01/12/2011 
Hora:18:00
Local:Sala de Vídeo (em frente à sala dos professores!)

Filme: As Filhas da        Chiquita

Comentários: Profº Luciano Fussieger e convidados

Sinopse:Há 28 anos, no segundo domingo de outubro, a bicentenária procissão do Círio de Nazaré – maior romaria católica do Brasil e uma das maiores do mundo – é obrigada a conviver com a Festa da Chiquita, o mais tradicional encontro gay da Amazônia que, contra tudo e contra todos, ocorre no mesmo dia, na mesma hora e na mesma rua. São dois milhões de católicos fervorosos de um lado e alguns milhares de GLBTT's e simpatizantes do outro. Em 2004, o IPHAN incluiu a Festa da Chiquita no processo de tombamento do Círio como patrimônio imaterial da humanidade, dando início a uma grande polêmica: afinal, a festa da Chiquita faz parte do Círio? Este maravilhoso documentário, longe de dar uma resposta, incentiva a reflexão sobre religião, sexualidade e, principalmente, sobre liberdade e tolerância.

Ficha Técnica: Direção: Priscilla Brasil; Gênero: Documentário; Duração: 52 min; Local: Pará; País: Brasil.

Prêmios:Mix Brasil (melhor filme BR – público); Menção honrosa do Júri Internacional; Mostra Amazônica do Filme Etnográfico (Melhor filme – escolha do público).

                        http://curtanaescola.com.br/


As Filhas da Chiquita




Levante sua Voz


Cineclube
         CEPAP
Data: 24/11/2011
Local: Sala de Vídeo 
Hora:18:00

Filme: Levante sua Voz

Comentários: Profº Luciano Fussieger e convidados

Sinopse: Vídeo documentário, exclusivamente produzido para a net pelo Intervozes Coletivo Brasil de Comunicação Socia com a temática do direito à comunicação. A obra faz um retrato da concentração dos meios de comunicação existente no Brasil, o papel do estado e sua relação com os conglomerados de comunicação e a insuficiência da participação da sociedade civil neste importante setor.

Ficha Técnica: Direção e roteiro: Pedro Ekman Duração:17 min País: Brasil.

                        http://curtanaescola.com.br/


Levante sua Voz


Aqui o link para acessar a ONG produtora do filme, vale a pena dar uma olhada! Eles lutam para a democratização da mídia no Brasil.


Todo Dia Todo


Cineclube
         CEPAP

Data: 22/09/2011
Local: Sala de Vídeo    
Hora:18:00

Filme: Todo Dia Todo

Comentários: Profº Luciano Fussieger e Convidados

Sinopse: Em uma única cena, num movimento de câmera contínuo, o filme segue toda a vida de um homem, tendo como pano de fundo fatos históricos do sec. XX que marcaram o Brasil e o mundo. Uma poética meditação sobre o devir do tempo, sua transformação em história e a inevitável mortalidade do homem e das coisas.

Ficha Técnica: Diretor: Flávio Frederico; Duração: 12 min; Local:SP; Ano: 1998; País: Brasil.

Prêmios:Melhor Filme de Ficção e Melhor Direção na Jornada da Bahia, 1998; Melhor Filme Ibero Americano no Festival Internacional de Documentários e Curtas de Bilbao, 1998; Prêmio Silver Spire de Curta Narrativo, Golden Gate Awards Competition, 1999, San Francisco – US; Prêmio Especial do Júri no Montecatini Filme Vídeo, 1999, IT; Prêmio de Filme mais surpreendente no Festival de Odense, 1999, DK.

                        http://curtanaescola.com.br/


Todo Dia Todo

Este eu fico devendo, não encontrei online pra assistir. Mas se alguém se interessar pelo filme a partir da sinopse e do trailer, entre em contato comigo que eu posso arranjar uma cópia. è espetacular, pois utiliza uma técnica cinematográfica muito difícil e linda, o Plano Sequência. O filme todo é uma única cena (ou pelo menos passa por isto aos olhos desapercebidos!).



Esta não é a sua vida


Cineclube
         CEPAP

Data: 25/08/2011
Local: Sala de Vídeo
Hora:devido às provas, excepcionalmente ás 16:00

Filme: Esta não é a sua Vida

Comentários: Profº Luciano e Convidados

Sinopse: Documentário sobre a vida de Noeli Joner Cavalheiro. Noeli mora num subúrbio de Porto Alegre, é dona de casa e tem dois filhos. Nasceu numa cidade do interior, foi pra capital, trabalhou numa padaria, casou. É uma pessoa comum, mas não existem pessoas comuns, assim como não existem histórias desinteressantes!

Ficha Técnica: Direção: Jorge Furtado ; País: Brasil; Local: RS; Duração: 18 min; Ano: 1991

Prêmios:Menção Especial do Juri no Festival de Cine de Huesca 2000; Melhor Curta no Festival de Cinema da América Latina e do Caribe 1993; Melhor Curta Gaúcho no Festival de Gramado 1991; Melhor direção no Festival de Gramado 1991; Melhor Direção de Curta Gaúcho no Festival de Gramado 1991;Melhor Filme - Crítica no Festival de Gramado 1991; Melhor Fotografia de Curta Gaúcho no Festival de Gramado 1991; Melhor Montagem de Curta Gaúcho no Festival de Gramado 1991; Melhor Música no Festival de Gramado 1991; Melhor Filme no Festival International du Court Métrage Clermont-Ferrand, França 1992.

               http://curtanaescola.com.br/


Esta não é a sua vida





Sonhos


         Cineclube 
                     CEPAP 


        Data: 09/06/2011
     Local: Auditório  
     Hora:18:00

       Filme: Corvos  

Comentários: Profº Luciano e Profº Paulo Tavares.

Sinopse: O delírio estético de um homem que, ao admirar um quadro do pintor Vincent Van Gogh, é levado para dentro da sua obra. Além de passear pelas pinturas do ídolo ao som da 9ª sinfonia de Beethoven, recebe uma lição de pintura do holandês: só é capaz de pintar aquele que se envolve com a natureza, que a admira e segue a beleza que ela tem a oferecer. 

Ficha Técnica: Trecho do filme “Yume”(Sonhos); Direção:  Akira Kurosawa; País: Japão; Duração: 10 min; Ano: 1990.

Prêmios: Globo de Ouro, Melhor Filme Estrangeiro.

Apoio: http://portacurtas.org.br/index.asp
            http://curtanaescola.com.br/

Corvos, trecho do filme “Yume”(Sonhos)


Pra quem quiser a trilha sonora, segue link:


Chama Verequete


Cineclube
         CEPAP
Data: 01/09/2011
Local: Sala de Vídeo Hora:18:00

Filme: Chama Verequete

Comentários: Profº Luciano e Convidados

Sinopse: Documentário poético sobre Mestre Verequete, personagem fundamental que legitimou e divulgou pelos quatro cantos do Brasil o ritmo raiz do Pará, o Carimbó.

Ficha Técnica: Diretor: Luiz Arnaldo Campos/Rogério Parreira; Duração: 18 min; Local:PA; País: Brasil;

Prêmios:Menção Honrosa - Festival de Curitiba 2002; Melhor Música (Curta 35mm) - Festival de Gramado 2002

                     http://curtanaescola.com.br/


Chama Verequete



A música hino do carimbó, na interpretação de Trio Manari e Arraial da Pavulagem


O Dia em que Dorival encarou a guarda


Cineclube
         CEPAP

Retomando as atividades no 2º semestre
Atenção: em novo local e novo horário!!!

Data: 11/08/2011
Local:Sala de Vídeo Hora:18:15

Filme: O dia em que Dorival encarou a guarda

Sinopse:Todo homem tem seu limite, e Dorival resolve enfrentar a tudo e a todos para conseguir o que quer. A história da luta desigual de um homem contra um sistema sem lógica e sem humanidade.

Ficha Técnica: Diretor: Jorge Furtado; Duração: 14 min; Local:RS; País: Brasil;

Prêmios: Melhor Ator no Festival de Gramado 1986; Melhor Curta no Festival de Gramado 1986; Melhor Filme - Crítica no Festival de Gramado 1986; Melhor Filme - Júri Popular no Festival de Gramado 1986; Melhor Curta no Festival de Havana 1986; Melhor Filme no Festival de Huelva 1986; Melhor Filme - Crítica no Festival de Huelva 1986 .

                       http://www.curtanaescola.org.br/


O dia em que Dorival encarou a guarda





Açai com Jabá + Dias


Cineclube
        CEPAP(Imperdível!!!)

Data: 17/08/2011
Local: Sala de Vídeo Hora:18:15

 Filme(s): Açaí com Jabá
                          +
           DIAS

Comentários: Profº Luciano e convidados.

Sinopse(Açaí com Jabá): O que acontece quando a chuva, a umidade, a farinha baguda, o açaí e o jabá paraense se misturam, formando um indigesto almoço no estômago de um incauto turista do sudeste? A resposta está nesta divertida história!

Sinopse (Dias): Três pessoas desconhecidas; três histórias de vida e o caos de uma cidade. Junte tudo e estará formada esta tragédia de todos os Dias, chamada vida.

                        http://www.curtanaescola.org.br/
                        
Açaí com Jabá


Dias



Café com Leite


Cineclube
         CEPAP
Data: 16/06/2011
Local: Auditório Hora:18:00

Filme: Café com Leite

Comentários: Profº Luciano e Profº Rosiel e Profº Mario.

Sinopse: Depois de um acidente os planos para o futuro mudam, novos laços entre Danilo, Lucas e Marcos são criados. Entre videogames e copos de leite, dor e decepção, eles precisam aprender a viver juntos nesta nova e conflituosa forma de família.

Ficha Técnica: Direção:Daniel Ribeiro ; País: Brasil; Local: SP; Duração: 18 min; Ano: 2007.

Prêmios:Prêmio Lente de Cristal de Melhor Curta-Metragem no Brazilian Film Festival of Miami 2008; Urso de Cristal no Festival de Berlim 2008; Prêmio aquisição Canal Brasil no Festival de Brasília do Cinema Brasileiro 2007; Melhor Ator no Festival de Cinema de Campina Grande 2008; Melhor direção no Festival de Cinema de Campina Grande 2008; Melhor Filme no Festival de Cinema de Campina Grande 2008; Melhor Filme de Ficção no Festival de Cinema de Campina Grande 2008; Melhor Roteiro no Festival de Cinema de Campina Grande 2008; Prêmio Porta Curtas no Festival do Rio 2008; Menção especial no Festival Internacional de Cine y T.V. de Cartagena 2008; Os 10 Mais - Escolha do Público no Festival Internacional de Curtas de São Paulo 2008; Prêmio Moviemobz no Festival Internacional de Curtas de São Paulo 2008; Melhor Ator no Festival Paulínia de Cinema 2008; Melhor direção no Festival Paulínia de Cinema 2008; Prêmio Revelação no For Rainbow - Festival de Cinema da Diversidade Sexual 2008; Melhor Curta - Júri Popular no LesGaiCineMad - Espanha 2008; Diploma Especial - Sunny Bunny no Molodist - International Short-Film Festival - Kiev 2008
Melhor Curta - Júri Popular no Torino Film Festival 2008; Melhor direção no Curta Santos 2008; Melhor direção em Curta-Metragem no Festival de Cinema e Vídeo de Cuiabá 2008; Melhor Roteiro no Festival Internacional de Cinema de Itu 2008; Prêmio VIVO Audiovisual - Melhor Curta-Metragem no Florianópolis Audiovisual Mercosul 2008; Premio Especial del Jurado Colegio de América al mejor cortometraje Iberoamericano de ficción;Premio de Cortometraje del Jurado de la Prensa Extranjera. 

                 http://www.curtanaescola.org.br/



O Xadrez das Cores


Cineclube
         CEPAP
Data: 19/05/2011(quinta-feira)
Local: Auditório Hora:18:00

Filme: O Xadrez das Cores

Comentários: Profº Luciano e profª Regina

Sinopse: Cida, uma mulher negra de quarenta anos, vai trabalhar para Maria, uma velha de oitenta anos, viúva e sem filhos, que é extremamente racista. A relação entre as duas mulheres começa tumultuada, com Maria tripudiando em cima de Cida por ela ser negra. Cida atura a tudo em silêncio, por precisar do dinheiro, até que decide se vingar através de um jogo de xadrez.

Ficha Técnica: Gênero: Ficção; Diretor: Marco Schiavon; Elenco: Anselmo Vasconcellos, Mirian Pyres, Zezeh Barbosa ; Ano: 2004; Duração: 22 min; Cor: Colorido; País: Brasil; Local: RJ.

Prêmios:Melhor Filme - Júri Popular no Festival de Cinema de Goiás 2005; Melhor Curta - Júri Popular no Festival de Cinema Brasileiro de Miami 2005; Melhor Curta Metragem Nacional pelo Júri Popular no Festival de Cinema e Vídeo de Curitiba 2005; Prêmio Especial no Festival de Cinema e Vídeo de Curitiba 2005; Melhor Curta Metragem Nacional pelo Júri Popular no Festival de Goiania 2005; Melhor Atriz no Jornada de Cinema da Bahia 2005; Melhor Curta Metragem Nacional pelo Júri Popular no Mostra Cine Rota 22 2005

                      http://www.curtanaescola.org.br/




Saliva + En el Espejo del Cielo


Cineclube
         CEPAP
Data: 12/05/2011
Local: Auditório Hora:18:00

Filme(s): En el Espejo del Cielo
          + Saliva

Comentários: Profº Luciano Fussieger.

Sinopse(s):
En el Espejo del CieloUm menino tenta capturar a imagem de um avião refletida em uma poça d'água, ao conseguir, descobre o sentido da liberdade.

Ficha Técnica: País: México; Diretor: Carlos Salcés; Ano: 1998; Duração; 10 min.

Saliva - Uma viagem na mente de uma menina prestes a dar seu primeiro beijo. Dúvidas e medos mergulhados em saliva.

Ficha Técnica: País: Brasil; Diretor: Esmir Filho; Ano: 2007; Duração: 15 min.

               http://www.curtanaescola.org.br/
      
En el Espejo del Cielo



Saliva


Outra opção para assistir ao curta Saliva : http://filmescopio.amplarede.com.br/2010/04/saliva-2007-de-esmir-filho/

Ilha das Flores


Cineclube
         CEPAP


Filme: Ilha das Flores


Sinopse: Um ácido e divertido retrato da mecânica da sociedade de consumo. Acompanhando a trajetória de um simples tomate, desde a plantação até ser jogado fora, o curta escancara o processo de geração de riqueza e as desigualdades que surgem no meio do caminho.

Ficha Técnica:Gênero: Documentário, Experimental; Diretor: Jorge Furtado; Ano: 1989; Duração: 13 min; Cor: Colorido; País: Brasil; Produção Mônica Schmiedt, Giba Assis Brasil, Nôra Gulart Fotografia Roberto Henkin, Sérgio Amon Roteiro Jorge Furtado Edição Giba Assis Brasil Direção de Arte Fiapo Barth Trilha original Geraldo Flach Narração Paulo José .

Prêmios: Urso de Prata no Festival de Berlim 1990; Prêmio Crítica e Público no Festival de Clermont-Ferrand 1991; Melhor Curta no Festival de Gramado 1989; Melhor Edição no Festival de Gramado 1989; Melhor Roteiro no Festival de Gramado 1989; Prêmio da Crítica no Festival de Gramado 1989; Prêmio do Público na Competição "No Budget" no Festival de Hamburgo 1991.